POR QUE DEUS PERMITE TANTO SOFRIMENTO?

- REFLEXÃO

O palestrante de jovens Jim Burns tenta mostrar as respostas para uma pergunta feita em momentos difíceis da vida.

Um dos meus melhores amigos morreu depois de lutar contra o câncer por um ano. Ele era um cristão firme, e tinha apenas 15 anos. Eu cresci ouvindo que Deus é amor e que, quando confiamos em Deus, tudo fica bem. Eu sei que Deus não causou a morte do meu amigo, mas eu simplesmente não consigo entender por que ele teve que sofrer da maneira como sofreu. Será que Deus não se importa?

A Bíblia nos mostra que Deus realmente se importa. Jesus derramou lágrimas pela morte de seu amigo Lázaro. No Antigo Testamento, vemos Deus expressando raiva quando seu povo era tratado injustamente. O compromisso de Deus conosco é tão forte que ele sacrificou o seu único filho para que o mundo fosse salvo. Sim, é claro que Deus se importa.

Mas essa é uma pergunta que a maioria de nós já fez em um momento da vida. Onde está Deus no meio das tragédias? O que há de errado quando uma coisa ruim acontece com uma pessoa boa? Por que um jovem cristão morre de câncer enquanto um criminoso chega a velhice? Eu gostaria de ter uma resposta simples, mas não tenho. Essas são apenas muitas das questões de quem vive em um mundo imperfeito, e que são terrivelmente difíceis de descobrir.

No entanto, eu não concordo completamente com a sua declaração: “quando confiamos em Deus, tudo fica bem”. A Bíblia é muito clara de que Deus vai caminhar conosco através dos problemas da vida, e que Ele nunca nos abandonará (Deuteronômio 31:8 e Hebreus 13:5). Mas ele nunca prometeu uma vida livre de dor ou sofrimento.

Em toda a Bíblia, as pessoas que confiaram em Deus também sofreram muito. Olhe para Jó ou para o apóstolo Paulo. Eles sofreram muito, mas mantiveram sua fé porque entenderam algo importante: os caminhos de Deus são diferentes dos nossos caminhos. O que parece melhor para nós, nem sempre é o melhor para Deus.

Eu sei que não posso tirar a sua dor, mas espero que seja reconfortante saber que seu amigo está, neste momento, mais feliz do que você e eu. Ele está em um lugar onde não há tristeza ou doença. Ele está vivendo na presença de Deus.

Nós teremos que esperar até o momento em que estaremos com Deus, no céu, para obter as respostas de algumas perguntas. Até lá, observe o Salmo 23. Esse texto nos lembra que nem sempre Deus tira de nós o nosso sofrimento, mas Ele sempre vai andar ao nosso lado. Deus preparou para nós o melhor futuro possível: uma vida eterna ao lado Dele.
(Guiame)

0 comments: